A Lasanha de Sabado

Comecei um curso de culinária há alguns dias com o propósito de me aperfeiçoar cada vez mais, principalmente no que diz respeito ao aproveitamento dos alimentos. Procurei o SESI de minha cidade onde estou cursando o modulo “alimente-se bem”, um projeto do governo destinado à boa alimentação sem o desperdício. Dias atrás tive o prazer de experimentar, ou melhor, de degustar uma lasanha elaborada com legumes e creme branco (a receita colocarei na sequencia), realmente uma delicia, não podia imaginar que alguns legumes trabalhados de maneiras diferentes as habituais ficariam deliciosos, esta ai uma boa dica para aquelas pessoas que não comem determinado tipo de vegetal e legumes, trabalhar coma esse tipo de combinação faz com que criemos diversificados tipos de pratos, deliciosos e saudáveis. O baixo custo tem muita influência neste tipo de gastronomia, pois visa fazer com que você saiba aproveitar aquilo que jogava fora, e dê um basta no desperdício. Esse proposito de economia deveria ser aplicado em todos os colégios, criança com esse aprendizado valoriza mais as refeições.
Bem, receita feita em sala de aula, degustação aprovada, agora é hora de replicar. Sempre digo que replicar é aprender, e quando se aprende se replica, na vida é assim, para as coisas boas e também pra as coisas ruins, infelizmente. Mas vamos ao que interessa o final e semana chegando e o que fazer para o sábado e domingo? Uma escolha difícil já que foram inúmeras as receitas apresentadas durante a semana, mas porque não a lasanha? É isso mesmo, pensei comigo, vou dar uma olhada na geladeira e ver o que tenho, ótimo, tenho tudo que preciso, como no sábado acordei cedo para resolver algumas coisas do meu serviço, resolvi investir nesse prato, mas foi sem avisar minha esposa, resolvi fazer-lhe uma surpresa, e ver qual seria sua reação perante o prato já pronto e sem falar o que ela comeria, pois sei que é chata para alguns tipos de vegetais e legumes, ai a minha dica para essas pessoas, faça as combinações e camuflem o sabor, preservando os nutrientes e as coisas boas. Mãos a obra! Vamos lá, para a lasanha de legumes eu usei:
Ingredientes:
Um chuchu grande, dois cenouras media duas abobrinhas pequenas, uma colher de óleo composto, 150 gramas de queijo mozarela e um pacote de 500 gramas de massa para lasanha (usei a seca, pode ser feita com fresca), quatro colheres de queijo ralado.
Molho Branco: (tipo bechamel)
Duas colheres de sopa de margarina, dois colheres de sopa de farinha (usar sempre a mesma medida 1x1).
1 litro de leite, noz moscada (ralada na hora) e uma colher de chá de sal.
Modo de preparo:
Faça fatias finas do chuchu, da abobrinha e da cenoura, grelhe os legumes comuns pouco de óleo e reserve, para o molho, aqueça a margarina crescente a farinha de trigo, deixe dourar e aos poucos acrescente o leite, coloque a noz moscada e o sal e apure. Intercale as camadas de legumes, a massa de lasanha e o molho, finalize com o molho por cima o queijo mozarela se preferir pode colocar no meio junto e intercalando com os ingredientes, ou colocar por cima para gratinar, salpique o queijo ralado por cima de tudo e leve ao forno para gratinar. O tempo de preparo é de aproximadamente 1 hora, o valor calórico desse prato é de 585 Kcal/porção e rende de 6 a 8 porções.
É isso! feito tudo e já era a hora de almoçar, fui acordar minha esposa que ainda estava na cama (preguiçosa não? A chuva foi à culpada, risos) com os aromas inundando o quarto ela logo acordou, e me perguntou, “o que você esta fazendo? está cheirando muito bom!”, é surpresa retruquei, aprece-se para almoçar, vá tomar um banho e já irei colocar a mesa. Abaixo coloco o resultado, ou melhor, as imagens do resultado...









Nossa que delicia, ela disse, muito bom mesmo, que coisa boa é essa? Ai sim já era hora de revelar o segredo do prato, isso que você esta comendo e chuchu, abobrinha e cenoura, o que achou? “Muito bom, nem parece, e olha que detesto chuchu”, ela disse, é disso que estava falando, ate as coisas mais improváveis e que antes eram ruins tornam-se maravilhosas e a concepção de que tudo não e bom some e da lugar ao imaginário e delicioso mundo da gastronomia. Espero que vocês também repliquem essa receita e passem a frente podendo dar a oportunidade a outras pessoas de degustarem pratos com essa qualidade.

Mas o sábado ainda não acabou, estava apenas no horário do almoço, tínhamos ainda o jantar pela frente. Pois como de costume aos finais de semana reunir as famílias, foi então que minha esposa chamou seus pais para vir jantar conosco, claro que seria servido à lasanha do almoço, tinha feito muita, só para duas pessoas, sobraria muita comida, e o propósito aqui e não desperdiçar, mas mesmo assim resolvi incrementar o jantar e colocar uma carninha junto descongelei alguns pedaços der frango que estavam congelados e umas batatas para o assado, resolvi fazer um prato de complemento para enriquecer ainda mais a noite.

A composição do assado ficou assim: quatro pedaços de coxa com a sobre coxa, temperadas e cozidas com caldo de legumes, as batatas foram cortadas em rodelas largas e cozidas com sal, depois as coloquei numa forma com as batatas cozidas e sobre cada pedaço de batata coloquei uma rodela de calabresa para aumentar o sabor, sobre a batata e a calabresa, o frango, deixei por quase uma hora no forno a 180 graus para dourar e criar uma casquinha seca e crocante das coxinhas de frango. Para acompanhar esse prato reservei uma garrafa de vinho tinto e água com gás para limpar os papilos degustativos e apurar ainda mais o paladar, o vinho selecionado para a ocasião foi um nacional, Salton Volpy com uva Merlot, safra 2008, um vinho quase pronto, com taninos suaves e macios, com a temperatura adequada era hora de deixá-lo descansar e oxigenar ate chegar ao ponto ideal, alguns minutos e pronto já chegava num paladar agradável, por ser um vinho jovem, precisava amadurar, e esse foi ate que bem rápido para minha surpresa, uma mistura de amêndoas torradas e ameixas pretas com suavidade e firmeza foi o que encontramos nessa escolha, um bom vinho para acompanha caça e massa, sem duvida no degustar esse vinho isoladamente foi uma delicia, ao prová-lo com a caça e a massa foi mais significante ainda, apresentou-se encorpado e perfeito, sem duvidas foi uma bela escolha e uma ótima combinação. Uma garrafa foi pouca, já que tudo estava perfeito, uma ótima lasanha, leve e saborosa, uma caça bem assada e com sabor suave e delicioso e um ótimo vinho completou tudo. Nós finalizamos com um saboroso sorvete napolitano de sobremesa.