quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Macarrão Calabria

Esta com pressa para almoçar e não sabe o que fazer?
Esta com vontade de algo diferente?
Não quer comer o que esta congelada?
Então lá vai uma dica, uma receita que fiz nessa quarta-feira e ficou muito boa (minha autoria).
Vou chama-lo de Macarrão a Calábria, em homenagem a cidade de Calábria no Sul da  Itália, ate porque faz jus ao nome em virtude do uso da calabresa e da massa.
Essa receita foi feita com medidas individuais, ou seja, por pessoa, poderá multiplicar de acordo com o numero de pessoas desejado.
Ingredientes:
1 porção de macarrão tipo Penne ( Duas mãos cheias)
3 colheres de calabresa ralada ( ralo fino)
3 colheres de ervilhas frescas ou em conserva
2 colheres de cenoura ralada ( ralo fino)
2 colheres de parmesão ralado ou queijo temperado (condimentado)
2 colheres de manteiga  ou margarina
2 colheres de azeite extra virgem
1 colher de café de açafrão
Sal e salsa a gosto
Modo de Preparo
Se as ervilhas forem frescas cozinhes rapidamente na agua em que vai colocar o macarrão, assim que estiverem macias escorra-as com o auxilio de uma escumadeira e reserve. Cozinhe o macarrão com um pouco de sal e açafrão e reserve.
Numa frigideira derreta a manteiga e o azeite, refogue a calabresa e em seguida as ervilhas e na sequência o macarrão com uma pitada de açafrão, misture tudo com cuidado. Faça a montagem do prato. Num prato coloque o macarrão, polvilhe com o queijo, a cenoura e a salsa, sirva a seguir. Tempo de preparo é de 10 minutos.

Abraços a todos e ate a próxima publicação, Chef Edú!
 



 A Calábria (em italiano: Calabria, em dialetos calabreses: Calàbbria, em greco-calabrês: Calavría, em grego: Καλαβρíα, em albanês: Kalabria, antiga Brutium romana), é uma região do sul da Itália que ocupa o “dedo” da península itálica ao sul de Nápoles. Tem 2,09 milhões de habitantes, 15.079 km² e sua capital é Catanzaro. Tem limites ao norte com a Basilicata, a oeste com Mar Tirreno, ao leste com o Mar Jônico. A Calábria é separada da Sicília pelo Estreito de Messina.

Linguiça calabresa é um tipo de linguiça condimentada com pimenta calabresa. Criada no Brasil possivelmente sob influência da imigração italiana, essa linguiça é muito apreciada como cobertura para pizzas.[1] No Brasil, a Instrução Normativa N.º 4/2000 do Ministério da Agricultura definiu a classificação em algumas variedades de linguiça, dentre as quais as calabresa[2]. Tal norma a define como "produto obtido exclusivamente de carnes suína, curado, adicionado de ingredientes, devendo ter o sabor picante característico da pimenta calabresa submetidas ou não ao processo de estufagem ou similar para desidratação e ou cozimento, sendo o processo de defumação opcional".
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lingui%C3%A7a_calabresa


Bom apetite.... Ate a proxima !!!

Abraços a todos...

Chef Edú

Um comentário: