quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Bolinhos de Bacalhau

No Domingão, eu e minha esposa (a verdadeira Gourmet) resolvemos comer bolinhos de bacalhau com camarão na manteiga. Sem duvidas uma combinação muito gostosa.
A quem diria que o bolinho de bacalhau e muito complicado de se fazer e difícil de achar o ponto ideal. Mas a controvérsias, e eu irei demonstrar como fazer um delicioso bolinho de bacalhãu tipicamente português, e fica melhor do que a daquele fast food que vende pronto...
Ingredientes para o bolinho de bacalhau
400 g de Bacalhau salgado (pode ser em lascas salgadas - mais barato e fácil de achar em supermercado)
2 Batatas (Medias)
2 Colheres (sopa) de Cheiro verde ( Salsa e Cebolinha)
4 Colheres (sopa) de Farinha de trigo
1 Ovo (Batido)
4 Colheres (sopa) azeite extra virgem
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Dessalgue o bacalhau de véspera trocando a agua três vezes ao dia, cozinhe ate ficarem macios e fácil de desfiar, reserve.
Cozinhe as batatas ate ficarem macias, fácil de amassar.
Numa travessa, amasse as batatas e adicione o bacalhau já desfiado, misture com o ovo o azeite e a salsa e cebolinha (bem picadinhas) adicione a farinha e mexa bem, se ficar muito mole adicione um pouco mais de farinha de trigo, quando estiverem no ponto de bolinhos de colher esta boa, fica aqui uma sugestão que vocês poderão fazer em duas versões, os bolinhos fritos sem empanar direto da colher ou os bolinhos empanados, tipo croquetes, passados na farinha de rosca.
Frite os bolinhos em óleo quente e sirva a seguir.
Para os camarões, foram escolhidos os camarões sete barbas cinza.
Modo de preparo
Remova a casca, cabeça e cauda e tempere com sal, pimenta do reino e limão e deixe marinando por 20 minutos.
Aqueça duas colheres de manteiga e uma de azeite, adicione os camarões e frite os dois lados ate ficarem rosados, cuidado para não deixar passar do ponto, pois pode rá ficar duro e amargo.

Minha sugestão de montagem para esse prato:








Espero que tenham gostado !!!


Repliquem e publiquem, deixem seus comentarios e sugestões...
Aceito criticas e elogios !!!


Abraço a todos !!!


Chef Edu






Bolinhos de Bacalhau

Bolinhos ou pastéis de bacalhau [1][2] são uma especialidade da gastronomia portuguesa [3], podendo ser encontrados por toda a região Mediterrânea, sendo também muito populares em Angola [4] e no Brasil [5] onde é um petisco muito apreciado em restaurantes e adegas portuguesas [6].

História


A primeira receita oficial do bolinho de bacalhau data de 1904, em um livro chamado Tratado de Cozinha e Copa, de Carlos Bandeira de Melo, um oficial do exército português que usava o pseudônimo Carlos Bento da Maia. A obra de Carlos Melo entraria para a história como a primeira a apresentar uma receita do prato [7].

Cquote1.svg (...) Toma-se o bacalhau cozido, limpa-se de peles e espinhas, mistura-se com batatas cozidas e bastante salsa cortada em pedaços, e passa-se tudo pela máquina de picar. O polme resultante liga-se com leite e gemas de ovos e tempera-se com um pouco de sal fino e pimenta em pó. Bate-se a massa, à qual juntam-se as claras de ovos, previamente batidas em castelo, liga-se tudo rapidamente, tira-se a massa às colheradas, que tendem, fazendo-se passar de uma para outra, (as colheres molham-se no azeite fervente em que os bolos hão de ser fritos) e, em seguida e sucessivamente, põe a frigir. O azeite deve ser abundante, para que os bolos mergulhem nele sem tocar o fundo. Tiram-se do azeite com uma colher crivada e põem-se a escorrer. (...)
Para saber masi acesse a fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bolinho_de_bacalhau

Nenhum comentário:

Postar um comentário