quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Viradinho a Mineira

No sábado passado resolvi fazer uma comida regional, típica e muito conhecida na culinária brasileira, existe ate algumas divergências e troca de produtos para confeccionar esse prato, mas sem duvida é uma delicia.
E fica aqui minha homenagem a essa gente maravilhosa, “os mineiros”, em especial ao Tio Gio – “O Mineiro” , abraços a todos os mineiros!!!!
É isso mesmo, um viradinho a mineira com direito a TUDO !!! rsrsr
Os ingredientes que compõem esse prato e bem conhecido e fácil de achar, além de tudo e bem fácil de fazer.
Vamos aos ingredientes:
Torresmo de porco a pururuca (panceta da barriga do porco com gordura)
Couve refogada com bacon
Arroz branco (ou o que preferir)
Viradinho de feijão (tutu de feijão) com calabresa, bacon, cheiro verde, cebola, alho frito (aos que gostam de colocar couve junto, tudo bem...)
Banana empanada (a milanesa – com duas farinhas)
Bisteca de porco frita (Ou costelinha frita...)
Linguicinha calabresa (ou temperada)
Modo de fazer
De véspera limpe e tempere a bistequinha com alho, sal e limão
Limpe e reserve os torresmos numa travessa
Passe o torresmo por uma breve fritada ate quase dourar, espere esfriar e quarde na geladeira.
No dia seguinte frite o torresmo em óleo bem quente, os pedaços começaram a subir quando estiverem prontos...
Pique bem fino a couve, numa panela, refogue cebola, alho e bacon, adicione o couve e refogue ate ficar macia, tempere com sal a gosto.
Para o feijão refogue cebola, alho, bacon, a calabresa, adicione o feijão já cozido (Feijão de sobra) e cozinhe mais um pouco, adicione a cebolinha e salsinha, a farinha de milho ate dar o ponto do tutu (mais farinha, fica mais dura).
Para as bananas, corte a banana ao meio se for muito grande, passe na farinha de trigo, depois num ovo batido e depois na farinha de rosca (ou raspa de pão), frite em seguida.
Para s bistequinhas e a linguicinha, somente frite e reserve.
Faça um arroz de sua preferencia e monte o prato conforme sugestão abaixo.

Vejam como ficou a montagem desse delicioso prato tipicamente mineiro.








Espero que tenha gostado de mais uma dica e sugestão de um prato simples e delicioso.
Não deixe de comentar e dar sua opinião.

Um grande abraço a todos !!!

Chef Edu



Um pouco mais sobre o Tutu a Mineira:

A origem do Tutu a Mineira
O feijão é um hábito alimentar transmitido pelos índios. É o alimento mais popular do Brasil. Prato mineiro por excelência, o tutu deve ser elaborado com sobriedade, em completo sossego, quase em segredo, como pede a alma montanhesca de Minas. Mineiramente, o tutu está mais para conspiração do que para prato. De origem popular, o tutu resulta, basicamente, de uma bem dosada união entre a branquíssima farinha de mandioca, de um lado, e o caldo e os caroços de feijão preto amassados, de outro. A palavra TUTU vem do quimbundo quitutu, da língua africana "banta" mais falada em Angola e que significa “papão”. Papão refere-se a algo sobrenatural, que não existe no mundo real, algo fora da realidade, fora do comum. Daí o prato chamar-se tutu, pois de tão bom, nem parece coisa desse mundo.


Virado à paulista e tutu de feijão?

Dois pratos importantes para as culturas paulista e mineira, eles são como primos-irmãos. Será que conseguimos diferenciá-los?

Dois pratos muito importantes das culturas paulista e mineira são, respectivamente, o virado à paulista e o tutu de feijão. O difícil é definir as diferenças entre eles. Alguns especialistas argumentam que o autêntico virado é feito com farinha de mandioca e o tutu com farinha de milho. Outros defendem que tanto o virado como o tutu são preparados com a farinha de mandioca. A diferença estaria na consistência do feijão: no tutu, ele é previamente batido e passado por uma peneira. No virado, conserva seus grãos inteiros, ganhando uma consistência mais cremosa.
Mas a verdade é que essas receitas têm mais semelhanças que diferenças, são primas-irmãs. Nasceram do tropeirismo, movimento de tropas que durante os séculos XVII, XVIII e XIX, realizaram o trabalho de distribuição dos mantimentos pelo Brasil, num regime misto de trocas e de comercialização. Uma das principais rotas levava ouro de Minas Gerais para o Porto do Rio de Janeiro, de onde seguia para Portugal e voltava com diversas mercadorias (roupas, remédios, alimentos para as populações das regiões pelas quais passava...). 
Fonte: http://comida.ig.com.br/colunistas/gutachaves/virado-a-paulista-e-tutu-de-feijao/c1237652521546.html 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário