Strogonofe - Passo a Passo

Hoje resolvi fazer algo bem rápido e com que eu tinha disponível na dispensa e geladeira, uma receita que é bem popular e bem barato além de ser muito rápido, gostoso e saudável.
Essa minha receita é pessoal e pode ser modificada de diversas formas, cada um coloca seu toque especial. Dessa vez vou colocar os passos em que fiz esse prato. Sem nenhum tipod e alcool e sem fritura.
Bem vamos lá, mãos a obra!!!
Primeiramente descongele o peito frango ou a carne se referir. Em seguida cozinhe o peito cortado em cubos em agua com um tablete de caldo de galinha ou legumes, ou outro de sua preferencia, depois escorra e reserve.

Em seguida derreta uma colher de margarina ou manteiga na frigideira com uma colher de azeite, junte o frango e frite os lados ate dourarem.


Repita o mesmo processo com os champignons (cogumelos de paris, escorrido e cortado ao meio), misture com o frango ainda na frigideira e reserve.

Para o molho faça a seguinte forma, numa panela refogue meia cebola e uma colher de alho moído ou espremido, socado ou cortado, é isso ai, pode usar como preferir, afinal o chefe é você, e colocar a sua maneira lhe confere um toque especial à receita.
Acrescente uma colher de mostarda em pasta (qualquer marca), uma colher de Catchup (qualquer marca), uma colher de molho de soja, 200 ml de leite, 100 ml de molho de tomate refogado ou comum, 200 ml de creme de leite.

Ao começar a ferver, abaixe o fogo e acrescente o creme de leite, o frango e os cogumelos, mexa bem, mas cuidadosamente, experimente e corrija o sal se preferir. Enquanto isso faça um arroz de sua preferencia, recomendo a começar pelo arroz, sempre, pois esse precisa de fogo baixo e tempo, assim vai conseguir terminar seu prato e o arroz já estará pronto. O próximo passo e a montagem, para o arroz, coloque num recipiente apropriado ou improvise usando uma xícara de chá ou de sobremesa, decore com batata palha, monte o prato como na imagem abaixo ou como sua imaginação mandar.






A Receita:
Ingredientes
2 colher(es) (sopa) de óleo de soja
1/2 unidade(s) de cebola ralada(s)
2 colher(es) (sopa) de extrato de tomates
1/2 xícara(s) (chá) de leite desnatado
1 colher(es) (sopa) de catchup
1 colher(es) (chá) de mostarda
1 colher(es) (chá) de molho inglês
100 gr de champignon em conserva picado(s)
500 gr de peito de frango desossado em cubos
O quanto baste de sal
 

Modo de preparo


1 Em uma panela aqueça o óleo em fogo médio e refogue a cebola e o frango por cinco minutos ou até dourar.
2 Junte o extrato de tomate e o leite e deixe ferver por um minuto.
3 Acrescente o catchup, o molho de mostarda, o molho inglês e o cogumelo. Misture e cozinhe por um minuto
4 Adicione o sal. Misture até ficar homogêneo e cremoso. Sirva a seguir.


 Tempo de preparo é de 20 minutos serve ate 5 porçoes.

Strogonoff de frango 1 c. de sopa cheia (25g) 50 kca



Um pouco de historia do estrogonofe
Estrogonofe (em russo строганов, stroganov) é um prato originário da culinária da Rússia composto de cubos de carne bovina servidos num molho de creme de leite. Desde suas origens no século XIX, o prato popularizou-se em muitos países europeus, norte-americanos e no Brasil, sempre com variações consideráveis da receita original.

Histórico

Elena Molokhovets, uma conhecida chef de cozinha russa, mostrou, em seu livro Um presente para jovens donas de casa (em russo Подарок молодым хозяйкам), a primeira receita conhecida para Govjadina po-strogonovski, s gorchitseju ("Estrogonofe de carne com mostarda") que consistia de cubos empanados de carne num molho de mostarda e um caldo de legumes (bouillon) finalizado com uma pequena porção de creme azedo (sour cream), sem cebolas ou cogumelos adicionados a receita.
Uma receita de 1912 adicionou cebolas, e extrato de tomate sendo servida também com batatas-palito, que são consideradas uma tradicional "decoração" para comida na Russia.[1] A versão dada em 1938 na Larousse Gastronomique incluia bife em tiras e cebolas, com mostarda ou extrato de tomate opcionais.
Após a queda do Império Russo, a receita se popularizou em hoteis e restaurantes da China antes do início da II Guerra Mundial. Imigrantes russos e chineses, assim como servidores estadunidenses que trabalhavam na China pré comunista, foram responsáveis em trazer diversas variações a receita tradicional, bem como, por tonar a receita popular a partir dos anos 50.
Na França recebeu os Champignons e foi prato sofisticado do restaurante Maxim's, embora hoje tenha se popularizado, não tendo mais seu antigo grande prestígio junto aos gastronomia.
Com a sua popularização, em alguns países é possível observar o preparo de panquecas ou batatas assadas (tipo inglesas) com Estrogonofe. As muitas variações da comida incluem: com vinho, com milhos, com palmito, com ketchup ao invés de extrato de tomate e etc.

No mundo

As Versões norte-americanas e Australiana da receita geralmente são preparadas com tiras de bife, também bacon, cogumelos cebolas e molho de sour cream servido com arroz (EUA e Austrália) ou macarrão (mas comum nos EUA). Era o prato preferido do presidente norte-americano Abraham Lincoln.[2]
O estrogonofe é bastante popular no Brasil, onde tem muitas variações como o uso de carne de frango ou camarões. A principal característica do estrogonofe brasileiro é o uso de molho de tomate misturado com o creme de leite. Além disso, é quase sempre servido com uma porção de arroz (branco ou à grega), enquanto que na Rússia era geralmente servido com batatas cozidas.
Estrogonofe também é popular na Suécia e Noruega. Na Suécia, uma variante comum, é o estrogonofe de linguiça, que usa a tradicional linguiça sueca chamada falukorv como substituta para a carne.

O nome

Existem várias explicações para o nome desse prato, presume-se que seja derivado do nome de algum membro da grande e importante família Stroganov, talvez Alexander Grigorievich Stroganoff ou Odessa ou o diplomata, Conde Pavel Stroganov.[3]. Outra versão diz que o nome do prato viria de uma rica família de Veliky Novgorod, próxima a São Petersburgo, de amigos de Voltaire e influentes junto a Catarina, a Grande. A iguaria teria sido criada no século XIX por um cozinheiro francês que trabalhava para essa família.[4]
Uma competição de 1890 é algumas vezes mencionada por ter "batizado" o prato, mas tanto a receita quanto o nome existiam antes desse evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário