Yaksoba - Uma refeição rápida e saudável

Fazer uma refeição a noite, tem de ser bem leve e saudável, diz os especialistas em nutrição. Acredito sim nessa possibilidade, visto que quando se alimenta errado e de maneira desorientada, o que acontece é que passamos mal. O alimento não e bem recebido pelo organismo e a impressão que fica é que esta com a barriga pesada, a sensação de desconforto e mal estar, mas tudo por causa de comer errado. Muito bem, pensando assim resolvi fazer uma refeição saudável na quarta-feira, mudando um pouco a rotina da semana, um yaksoba seria uma boa pedida, e mãos a obra.
Comprei um a bandeja de legumes já cortados e prontos para esse prato, em qualquer supermercado encontramos essas porções individuais, que alimenta tranquilamente duas ou mais pessoa, dependendo de como comem, é claro, e a massa escolhida foi um espaguete numero 5, para acompanhar o prato, carne em tirinhas de bife.
Vamos a receita:
Ingredientes:
Cozinhe antes:
350 gramas de macarrão
100 gramas de brócolis
100 gramas de couve-flor
1 ½ cenoura picada em rodelas
5 folhas de acelga picada
1 cebola grande cortadas em pétalas
2 tomates pequenos
200 gramas de carne temperado a gosto.
½ xícara de champignon
 molho de soja (shoyo) a gosto
Modo de preparo:
Primeiro frite a carne.de preferencia em frigideira sem óleo, tipo chapa de ferro. Coloque de um a dois copos de molho de soja misturado com água. Retorne as carnes. Cozinhe o brócolis, a couve-flor,  a cenoura, a acelga e a cebola e reserve. Cozinhe o macarrão na mesma agua dos legumes e reserve. No caldo da frigideira, despeje o macarrão escorrido e misture bem ate ficar escuro por causa do shoyo, acrescente os legumes e a carne e devagar com auxilio de escumadeira misture-os cuidadosamente. Se preferir no molho, coloque duas colheres de amido de milho para engrossar. Sirva quente.!!!
A receita fica pronta em menos de dez minutos.

As imagens:




O valor nutricional desse prato é de:

Valor calórico por porção de 200gr
Calorias: 54,7kcal
Carboidratos: 3.77g
Proteínas: 5.07g
Lipídios: 2.82g

Sobre o Yakisoba?: (em japonês: 焼きそば), também grafado yakissoba, é um prato de origem Chinesa, muito popular também na culinária japonesa, que significa literalmente macarrão de sobá frito.

O prato, conhecido internacionalmente, é composto por legumes e verduras que podem ou não ser fritos juntamente com o macarrão e aos quais se agrega algum tipo de carne.

Comumente, o yakisoba Chines é feito com macarrão do tipo lámen e é assim que é consumido em diversos lugares, desde restaurantes, passando por fast-foods a feiras populares, no Japão ou fora dele. É prato indispensável nas festas tradicionais japonesas (Matsuris)

Yakissoba significa macarrão tipo soba refogado ou frito. Tem sua origem na China assim como toda as formas de massa conhecida no Oriente.

O Yakissoba japonês se mostra mais leve e menos gordurosa que o chinês mas o conceito técnico do preparo nada difere com relação ao chinês. O que difere são alguns ingredientes mais pesados ou mais leves.

Yakisoba preparado no Brasil
É um dos pratos mais tradicionais de Mato Grosso do Sul, notadamente na capital, Campo Grande, para onde foi levado por imigrantes japoneses originários da ilha de Okinawa, que chegaram à cidade em 1908, já no primeiro ano da imigração japonesa no Brasil.

Em São Paulo também é muito popular, sendo que o macarrão sobá (de trigo sarraceno) pode ser encontrado facilmente no bairro da Liberdade. Fora do bairro "japonês", o yakisoba é vendido em locais públicos, posto em barraquinhas rodantes.

Em São Paulo, bem como em algumas partes do Brasil, é servido também em lojas de fast-food e casas de comida oriental delivery.

Também no Brasil, o macarrão mais usado para o preparo de yakisoba doméstico é o macarrão lámen do tipo instantâneo, cozido sem tempero.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Yakisoba



Outra receita:

No caso do Yakissoba de carne deve-se antes de refogar os legumes, refogar a carne até soltar o sangue e somente então colocar os legumes. A partir daí segue-se o mesmo processo do Yakissoba de legumes.

Ingredientes

100g de filé mignon em fatias bem finas

4 folhas de acelga cortadas em cubos

100g de brotos de feijão ( moyashi)

1 cenoura média cortada em diagonal bem fino

6 vagens cortadas em diagonal bem fino

3 flores de couve flor cortados em 5cm

5 flores de brócolis cortadas em 5 cm ( opcional)

1/3 de pacote de macarrão tipo chinês

250ml de caldo de frando ou fundo de frango ou caldo de frango em tabletes.

50 ml de shoyu

15 ml de sake

10g de Aji No Moto ( glutamato monossódico)

1 colher de sopa de hondashi (tempero a base de peixe)

Pimenta do reino branca ao gosto

10 ml de óleo de gergelim torrado

50 ml de óleo de soja



Modo de preparo

Lave bem todos os legumes e vegetais e corte-as conforme a receita.
Cozinhe o macarrão chinês até ficar ao dente, escorra toda a água e reserve.
Aqueça o óleo de soja numa panela wok ou uma frigideira grande e frite o macarrão até ficar um pouco firme sem deixar queimar.
Retire o macarrão da frigideira e deixe o óleo escorrendo do macarrão numa assadeira, pegue este macarrão já seco e coloque numa travessa média.
Retorne o óleo de soja à frigideira e aqueça-o e refogue a carne até soltar o sangue e coloque todos os legumes menos o broto de feijão na frigideira e deixe refogar por alguns minutos até cozinhar.
A acelga, o brócolis e a cove-flor devem estar ao dente.
Acrescente o shoyu , o sake, o Aji No Moto e o hondashi tudo junto à frigideira e misture tudo.
Deixe refogar por 1 minuto e coloque o broto de feijão e deixe cozinhar por mais 1 minuto.
Adicione o óleo de gergelim e engrosse o molho com uma mistura de maisena e água a textura do molho deve ser cremosa e brilhante.




Não deixem de comentar, aguardo suas palavras.....

Beijos para a menina e abraços para os meninos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário